Pesquisa realizada pelo Datafolha revela que Roraima tem o menor índice de cobrança de propinas por policiais militares do país.
A pesquisa, encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, ouviu 78.000 pessoas de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal. Os entrevistados foram perguntados se já tinham sido vítimas de extorsão por parte da Polícia Militar.
Os estados que lideram o ranking deste tipo de corrupção policial são o Rio de Janeiro, com 30,23% das vítimas e São Paulo com 18,22%. Roraima, ao lado do Acre, está em último lugar na lista com apenas 0,04% dos casos.
Os dados revelados pelo Datafolha são uma prévia da Pesquisa Nacional de Vitimização que vem sendo preparada desde 2012.
De acordo com o Ministério da Justiça, o estudo visa comparar o número de ocorrências criminais na população com os dados oficiais registrados pelas polícias para, posteriormente, classificar as referidas ocorrências por localidade, classe social, cor da pele, idade, sexo e renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário