terça-feira, 10 de setembro de 2013

Anchieta profere palestra para Oficiais do Exército

Escrito por Francisco Espiridião

O governador José de Anchieta proferiu, na tarde desta segunda-feira 9, uma palestra para a turma de oficiais-aluno da Escola de Comandando e Estado-Maior do Exército. A comitiva, formada por quatro instrutores – um deles major do Exército Uruguaio – e 21 oficiais-aluno, visita três estados da região Norte, no período de 1º a 11 deste mês.
O primeiro estado visitado foi o Acre, seguido de Rondônia e, por último, Roraima. Em todas as unidades da federação visitadas, os oficiais receberam informações gerais de interesse estratégico. O governador José de Anchieta destacou em sua palestra os diversos projetos em execução em Roraima, entre eles o de eletrificação rural e de pavimentação de estradas vicinais.  
“Nosso objetivo é poder dar a esses militares algumas informações úteis, já que alguns deles podem assumir postos de comando na Amazônia ocidental”, disse o governador, ressaltando a importância do curso, que dá uma visão geral sobre o Brasil a cada um dos militares que participam do curso.
As questões de desenvolvimento e de estratégia de fronteira sob o prisma do governo do estado foram enfatizadas na palestra do governador. Anchieta destacou também a importância do estado de Roraima para o desenvolvimento regional e nacional, bem como o  estado na articulação internacional.
Eceme
A escola, localizada no Rio de Janeiro (RJ), ministra cursos de altos estudos militares para oficiais das diversas armas, quadros e serviços, além do Curso de Política Estratégica e Alta Administração do Exército.
Tem como objetivo formar oficiais capazes de prestar assessoria superior. O curso da Eceme é também condição indispensável para que os oficiais possam ter acesso ao generalato. Atualmente é comandada  pelo general Walter Nilton Pina Soffel.
Ao final do encontro, o governador ofereceu a cada integrante da comitiva um kit contendo informações sobre os programas e projetos desenvolvidos pelo governo do estado, com ênfase para as atividades do setor social, sob a responsabilidade da Secretaria de Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD).

Nenhum comentário: