sábado, 19 de janeiro de 2013

Seria preconceito com o macuxi?



Por Francisco Espiridião

É de lascar! A Gol, empresa de transportes aéreos, lançou, em parceria com a Rapi10 – Viagens Online, para este fim de semana uma promoção em suas passagens. As mais caras de todas, partindo das capitais, são... adivinha quais? As que têm partida em Boa Vista.

E isso não é tudo. A discrepância nos preços praticados é coisa para deixar qualquer um doido ou, na melhor das hipóteses, para mandar prender os donos das duas empresas, tal o disparate em que estão envolvidos.

Na promoção, uma passagem de ida e volta de Boa Vista a Teresina (PI) custa a bagatela de R$ 3.173,00, enquanto que no site da Gol uma de ida e volta de Boa Vista a Buenos Aires (Argentina), custa menos da metade, só R$ 1.327,00.

Vale lembrar que a distância em linha reta de Boa Vista a Teresina é de 2.174 Km. Já de Boa Vista a Buenos Aires, também em linha reta, quase 6 mil Km (5.915 Km).  

Isso me fez lembrar uma conversa que a Eliana teve, dia desses, com o dono de uma loja de cosméticos em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

A sede da loja é naquele município, mas mantém uma filial na Avenida Ataíde Teive, na frente do Banco do Brasil, em Boa Vista.

Um produto para alisar as madeixas na loja de Pacaraima custa cerca de 30% mais barato que na loja de Boa Vista.  

A Eliana caiu na besteira de perguntar o porquê de tão grande diferença de preço, e ouviu do dono das lojas, como resposta, o que ela considerou um tapa na cara:

– É que aqui a gente só vende para venezuelanos, e eles não gostam de pagar caro!

Taí, talvez, a justificativa para o preço mais baixo da passagem Buenos Aires – Boa Vista – Buenos Aires: vai ver que os argentinos também não gostam de pagar caro.

Ou não?

Nenhum comentário: