quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Espoliação desmedida


Por Francisco Espiridião

Leio hoje na Folha de Boa Vista que a Prefeitura suspendeu o trabalho de coleta de galhadas e entulhos produzidos pela população em todos os bairros da Capital.

A notícia me causou muita estranheza, em razão de este ser um dos serviços pagos a preço de ouro pelos contribuintes boa-vistenses, e que já se tornou rotina.

Antigamente, a taxa de recolhimento de lixo era cobrada na própria conta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e seu valor era algo bem mais acessível a todos.

Atualmente, quando ela ganhou vida própria, e concorre cabeça a cabeça com o valor do IPTU, parece-me ideia totalmente descabida restringi-la à coleta do lixo domiciliar.

Desmembrar a taxa de coleta de lixo do IPTU foi uma jogada com o fim único de onerar ainda mais o contribuinte. Suspender o trabalho, igualmente, será, sem dúvida, abuso desmedido.

Onde estão as instituições de defesa do consumidor que não veem isso? Será que tudo vai passar em brancas nuvens? Está na hora de toda a população se levantar contra essa espoliação.

Nenhum comentário: