Por Eliane Brum
Como se define um povo? De várias maneiras. A principal, me parece, é
pela qualidade do seu desejo. É por este viés que também podemos
compreender o fenômeno Celso Russomanno (PRB). Como um homem que se
tornou conhecido por bolinar mulheres na cobertura de bailes de carnaval
e como “patrulheiro do consumidor” em programa da TV Record, apoiado
pela Igreja Universal do Reino de Deus, torna-se líder de intenções de
votos na maior cidade do Brasil?
Acredito que parte da resposta possa estar no desejo. Na vulgaridade do
nosso desejo. No que consiste o desejo das diferentes camadas da
população, seja o topo da pirâmide, a classe média tradicional, o que
tem sido chamado de “nova classe média” ou classe C. Para além das
diferenças, que são muitas, há algo que tem igualado a socialite que faz
compras no Shopping Cidade Jardim, um dos mais luxuosos de São Paulo,
ao jovem das periferias paulistanas carentes de serviços públicos de
qualidade. E o que é? A identificação como consumidor, acima de todas as
maneiras de olhar para si mesmo – e para o outro. É para consumir que
boa parte da população não só de São Paulo quanto do Brasil urbano tem
conduzido o movimento da vida – e se consumido neste movimento.
Leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário