Por FRANCISCO ESPIRIDIÃO
O Senhor seja louvado! Finalmente, o tão esperado livro Histórias de Garimpo - Extração Mineral em Terras Roraimenses desencantou de vez. Foi entregue pela transportadora na manhã desta segunda-feira (29), vindo de Fortaleza (CE), onde foi editado e impresso.
Trata-se do terceiro de minha lavra. O primeiro foi Até Quando? Estripulias de Um Governo Equivocado, coletânea de 42 artigos e crônicas escritos e publicados na imprensa local ao longo do primeiro ano do governo Lula. (editado e publicado em 2004).
O segundo, Histórias de Redação - Vinte Anos de Jornalismo na Terra de Makunaima (2009). Posso dizer que se trata de um relato quase-fiel dos primeiros vinte anos vividos por mim nas entranhas das redações de jornais impressos no Estado.
Este agora, busca retratar com relativa fidelidade os fatos vividos e sofridos, num período de muita agitação em Roraima, quando dinheiro circulava com a abundância de folhas caindo de árvores no verão. A minha incursão às grotas, nos idos de 1983, apesar de episódio atrapalhado e eivado de insucesso, promete ser boa leitura.
Histórias de Garimpo, que pretende ser o segundo da trilogia "Histórias...", a se completar futuramente com "Histórias do Futebol em Roraima", já tem data e local definidos para lançamento: será às 9h de sábado, 24 de setembro, na Livraria Saber, na Avenida Major Williams, entre a Panificadora Goiana e o antigo Cine SuperK.
Um comentário:
Caro Francisco, se estiveres no FB, entre lá para compartilhar suas experiências (caso queira) https://www.facebook.com/groups/garimpodoriomadeira/
Postar um comentário