domingo, 11 de setembro de 2011

Texto mais claro impossível

O texto abaixo faz parte do "Manifesto à Nação", escrito pelo brigadeiro Ivan Frota, da reserva da Força Aérea Brasileira, como reflexão para o Dia da Independência (7). Trata-se de um documento bastante extenso, publicado no Blog do jornalista Jorge Serrão, Alerta Total.

Nesses dias que antecederam o lançamento do meu livro "Histórias de Garimpo", fui "intimado" (quase amarrado) a conceder algumas entrevistas (não é a minha praia, admito), onde me perguntaram a razão dos três livros por mim escritos.

Minhas respostas saíram um tanto ambíguas, pois quase sempre não consegui sintetizar o meu pensamento. O primeiro livro, "Até Quando?", foi o pior de todos. Versou sobre política, especialmente quanto à minha desilusão com o Governo Lula.

Lendo o "Manifesto à Nação", escolhi um pequeno trecho que reúne a essência do meu pensamento ao escrevê-lo. Leia abaixo:

"Pequenos deslizes de natureza política deram lugar a comprovados e, portanto, deploráveis casos de corrupção aos olhos perplexos da Nação que esperava, inversamente, uma mudança drástica de comportamento político, ou seja, a valorização da competência, da responsabilidade, da justiça e da honestidade no trato da coisa pública. A quantidade e a dimensão dos desvios administrativos foram-se agigantando de tal modo, que poucas palavras já não são suficientes para defini-los."

Nenhum comentário: