sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Bom ficar esperto...

Por volta das 11 horas de hoje (23), o STF liberou a entrada de fotógrafos no recinto da sessão que julga se aceita ou não a denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra os 40 acusados de participação no esquema do mensalão, cujo chefe da quadrilha é o ex-ministro José Dirceu (PT), segundo o procurador Antônio Fernando de Souza.

A permanência de fotógrafos no local foi impedida na sessão de hoje em razão de, ontem (22), dois deles terem conseguido fotografar os laptops dos ministros Carmem Lúcia e Ricardo Lewandowski (Lewando o quê?), no momento em que conversavam animadamente via intranet do Tribunal, durante a sessão, falando mais do que deviam.

O episódio, publicado com requintes de detalhes pelo jornal O Globo, edição de hoje, não passou despercebido. O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) usou a tribuna do Senado para exigir explicações dos dois ministros, fato, aliás, que todos nós brasileiros gostaríamos de fazer.

Ainda bem que o presidente da mais alta Corte de Justiça do País teve o bom senso de recuar. Sua atitude inicial denotava nada mais que um ato escrachado de revanchismo, sentimento descabido por completo dentro do Estado de Direito que embala o País.

Salutar é que pessoas investidas de autoridade evitem cometer atos impróprios, seja falando (Marta “Relaxa e Goza” Suplicy), seja escrevendo no laptop ou mesmo gesticulando numa sala deserta (Marco Aurélio “Top-Top-Top” Garcia).

É por essas e outras que o Brasil começa a se manifestar. O movimento “Cansei!” está aí para comprovar. Trata-se de mobilização latente. Não tão exacerbada quanto a dos “Caras Pintadas” da era Collor. Mas vem comendo pelas beiradas.

O importante não é conseguir escapar de ser pego com as calças nas mãos, mas sim, ter certeza de que não dará oportunidade a que isso aconteça. Aliás, atos dessa natureza em nada acrescentam e só servem para jogar mais combustível na fogueira da descrença total nos homens e públicos (quis dizer homens e mulheres).

Nenhum comentário: