sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Artigo

Dize-me com quem andas...

(*) Pr. Roberto Amorim de Menezes

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” Pv. 13:20

Desconfio de toda companhia que precisa ser mantida em oculto. Pode-se esconder o amor por diferentes razões: pecado, proteção, medo, mas viver o amor em segredo não é vivê-lo em toda a sua plenitude. Revelar-se é uma característica de quem ama.

A experiência do apóstolo Pedro, diante do “tu estavas com Jesus”, mostra que nos momentos mais difíceis da vida, seremos todos desafiados a revelar o nome daquele ao lado de quem andamos. Por trás de cada dor ou enfermidade se esconde a pergunta – “com quem andas?”

Quando Davi se preparava para enfrentar o gigante filisteu, ele afirmou que lutaria na companhia do Senhor – “Eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos” (I Sm 17:45).

Moisés foi orientado a revelar a companhia do Senhor quando indagado pelo povo de Israel – “O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros” (Ex 3:14).

Amós respondeu a Amazias que exercia o seu ministério na companhia daquele que o chamou – “O Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel” (Am 7:14).

Pedro, no entanto, quando indagado, respondeu – “Mulher, não o conheço...” (Lc 22:57). Triste resposta para quem um dia afirmou que sempre andaria ao lado de Jesus, ainda que isto lhe custasse a própria vida.

Existe um paralelo interessante entre a sabedoria popular e o texto de Provérbios. Enquanto aquele assevera que a resposta ao “dize-me com quem andas” indica que tipo de pessoa eu sou – “...e eu te direi quem és”, o texto do livro sagrado ensina que a resposta a esta questão vai acabar revelando o tipo de pessoa que irei me tornar – “será sábio,... se tornará mau”.

É preciso fazer a escolha certa. Aquele que caminha ao meu lado pode despertar o lado mais brilhante ou sombrio de minha alma Por falar nisso,... “dize-me, com quem andas?”

(*) Líder da Igreja Batista do Farol, Maceió - AL

Nenhum comentário: