sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Guerra do Rio - Palavra de especialista

(Transcrito do Blog Alertatotal)

O Rio de Janeiro, hoje, parece o cenário de mais um novo filme Tropa de Elite mas, infelizmente, a realidade é bem diferente da ficção. O Brasil tem lei de combate ao crime organizado, mas não tem procedimento. Com isso, o Estado acaba se tornando refém do Congresso para implementar medidas de segurança mais severas. Os projetos não caminham sequer para votação”.

Assim resume o criminalista Antonio Gonçalves - especialista em Criminologia Internacional: ênfase em Novas armas contra o terrorismo pelo Instituto Superiore Internazionale di Scienze Criminali, Siracusa (Itália) - sobre o conflito na cidade do Rio de Janeiro.

Gonçalves acredita que a solução ainda estará longe de ser resolvida enquanto não existir uma análise mais rápida sobre as questões urgentes, no que tange a segurança nos projetos de lei pendentes no Congresso:

São Paulo parou em 2006 pelas ondas de ataques do crime organizado, hoje o Rio de Janeiro também está parado. O que o Congresso vai esperar para criar subsídios para Estados poderem trabalhar em função da segurança, protegendo o cidadão?”, questiona.

Nenhum comentário: