sábado, 12 de setembro de 2009

Coisas da mais alta relevância

Por FRANCISCO ESPIRIDIÃO

Hoje estou feliz. Muito feliz, mesmo. É que descobri uma coisa que achava estar perdida havia muito: parlamentar trabalhando em favor do eleitor. Minha felicidade, pois, vem daí.

Fiquei muito feliz porque agora sei que pelo menos um vereador não está deitado em berço esplêndido, desfrutando do mandato que o povo lhe outorgou. Trabalha na Câmara Municipal em meu favor. Aliás, produzindo coisas da mais alta relevância. Para minha surpresa, ele conseguiu aprovar um projeto sem o qual, eu continuaria sendo um ilustre desconhecido.

O homem conseguiu convencer seus pares a embarcar na mesma canoa. Tascaram um sonoro “sim” a favor da criação do “Dia do Cliente”. A partir de agora, já não sou mais um comum. Um consumidor comum. Sou um “Cliente” com “C” maiúsculo. Não sou mais o mesmo. Sou, agora, um cliente com direito a dia comemorativo e tudo.

O médico não tem o seu dia específico (23 de maio)? Mais que justo, pois sua importância é inconteste em favor da saúde dos indivíduos que formam a sociedade. O mesmo acontece com os bombeiros militares. 2 de julho foi escolhido para lembrar esses heróis anônimos que, não poucas vezes, optam por pôr a própria vida em risco, para salvar a de terceiros.

E por que não falar do Dia do Soldado, 25 de agosto? Os “pracinhas”, lembram? Muitos perderam a vida em sangrentas batalhas travadas em geladas terras italianas, durante a Segunda Grande Guerra. Sem dúvida, merecem um dia especial para ser lembrados.

Enquanto isso, eu, mero consumidor, não tinha um dia especial. Outdoors espalhados pelas mais importantes avenidas da cidade mostram que foi corrigida a injustiça. Mas agora, tudo muda. Aliás, como em vários Estados brasileiros.

Afinal, não é para isso que elegemos nossos representantes, para que trabalhem em nosso favor no parlamento, seja ele da mais alta esfera (o Senado), como também no chamado “Mirim”?

Esses homens e mulheres de valor não se dão por rogado. Assim como acabo de ganhar o meu dia, o Dia do Cliente, mês passado ganhei também outro especial. O Dia da Imprensa Roraimense. Será neste domingo, 13. 13 de setembro. Dessa vez, o presente veio da Assembleia Legislativa. Foi votado, aprovado e sancionado. Tudo bonitinho.

Sei, não... mas acho que esses parlamentares estão me fazendo muito dengo. Desse jeito vão me acostumar mal. Peraí, uma mosca azul começa a fazer zoada no meu juízo. E se esse pessoal está querendo me adoçar para exigir algo mais de mim? Bom ficar esperto.

Mesmo assim, ainda acho que eles vão acabar sendo acometidos de alguma enfermidade laboral, de tanto trabalhar em meu favor. Onde já se viu trabalhar tanto assim?

Nenhum comentário: