quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Brasil desce a ladeira

O Brasil está praticamente desaparecendo em meio a reservas ambientais e indígenas, áreas de preservação e áreas consideradas prioritárias.

Essa afirmativa foi feita pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, nessa terça-feira (8), durante a participação em seminário sobre o Código Ambiental Brasileiro, na Câmara dos Deputados.

Segundo Stephanes, 70% do território brasileiro não pode ser utilizado para qualquer tipo de produção e ainda há quem queira ampliar esse percentual para 80%.

“Já somos de longe o País mais ambientalista do mundo. O Brasil ainda detém 31% das florestas nativas no Mundo, enquanto que a Europa, que financia as organizações não governamentais que atuam na área ambiental no País, tem menos de 2% de sua área preservada”, criticou Stephanes.

Em Roraima,

Estamos comendo macaxeira e farinha de mandioca importadas do Estado do Pará. Um quilo de macaxeira pulou de uma hora para outra de cinquenta centavos para R$ 3,50.

Ao questionar o fato na Feira do Produtor, este blogueiro ouviu de um feirante a insólita resposta:

- A gente não tem como produzir, porque o Ibama impede que realizemos queimadas em nossos lotes.

Tem sentido. Sem maquinaria de ponta, sem o mínimo de tecnologia disponível, o pequeno agricultor só tem o fogo a seu favor. Como nem isso ele tem direito de usar, o resultado não poderia ser outro: produtos com altíssimo preço para os consumidores.

Nenhum comentário: