A Folha de hoje denuncia o caso do agricultor José Raimundo Quadros, expulso de sua propriedade, localizada no interior da reserva indígena Raposa Serra do Sol.
Longe de ser um intruso, JR Quadros apresenta todas as características necessárias para permanecer na área: é casado com uma índia macuxi há dez anos, com quem tem cinco filhos, todos índios, o mais novo com 30 dias de nascido.
Se não bastasse, ostenta um Termo de Permanência que lhe foi confiado pelo desembargador Jirair Menguerian, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Menguerian coordenou a desintrusão da área após a decisão do STF favorável aos indios.
Pior de tudo: quem botou o homem pra correr foram índios apoiados por servidores da Funai, sob a guarda atenta de policiais federais.
Segundo o delegado da PF em Pacaraima, Rodolfo Saldanha (está na Folha de hoje), "um grupo de agentes federais foi enviado ao local para acompanhar o embate entre índios e evitar que houvesse conflito".
O que chega a parecer brochante é o fato de agentes da União se prestarem a um trabalho tão vil.
Investir contra uma decisão judicial, como se Roraima fizesse parte do velho oeste americano, onde imperava a lei do mais forte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário