quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Deputados da Comissão de Saúde fazem diligência ao HGR

Deputados integrantes da Comissão de Saúde em visita ao Hospital Geral 
Deputados membros da Comissão de Educação, Cultura, Desportos e Saúde, da Assembleia Legislativa de Roraima, realizaram uma diligência ao Hospital Geral de Roraima e Pronto Atendimento Airton Rocha, no final da manhã desta quinta-feira, 15, na companhia de representantes do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem do Estado de Roraima e das direções das unidades. Corredores lotados de pacientes e acompanhantes, a maioria insatisfeita, gerou manifestação pública na chegada dos deputados.

O técnico em enfermagem Piter Veríssimo se disse cansado de presenciar a dor dos pacientes, a falta de estrutura e ausência de materiais básicos para atendimento. “Falta todo o tipo de medicação e não é de agora. Há dias que não tem luvas, não tem agulha. Sou um dos que já adoeci mentalmente e fisicamente por ver pessoas morrendo sem ter como ajudar”, contou.

A mesma versão foi relatada pela acompanhante Ana Cláudia Dias Lima, que há 12 dias comparece ao HGR para cuidar da irmã que sofreu acidente de trânsito no início de setembro e aguarda pelo procedimento cirúrgico necessário. 

“Falta um pouco de tudo, gases, materiais básicos e, por conta da greve dos enfermeiros, tudo tem atrasado”, comentou. Até o momento, não há previsão para cirurgia buco-maxilo-facial, que a irmã dela precisa fazer. Enquanto isso, Ana continua a arcar com os gastos de materiais para manutenção da irmã na unidade hospitalar. “O básico compramos por não ter aqui dentro”, disse.

Os deputados visitaram os leitos, o grande trauma, a emergência, centro cirúrgico, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), farmácia, setor de oncologia e conversaram com usuários, fazendo anotações para serem inseridas em relatório. 

“Nós, da Comissão de Saúde, viemos verificar a condição dos materiais, do atendimento, se há os 30% dos atendimentos por parte do comando de greve da Enfermagem aos pacientes. Avaliaremos nossa visita e faremos nosso relatório e encaminharemos aos órgãos de controle”, explicou a presidente da Comissão, deputada Lenir Rodrigues (PPS), que ressaltou que a ação faz parte do papel de fiscalização da execução do orçamento público, inerente à atividade parlamentar.

A diligência é resultado de constantes denúncias apresentadas pelos profissionais da Saúde, bem como de usuários do Sistema de Saúde pública de Roraima. “Um diz uma coisa, outro diz outra e então decidimos ver com nossos próprios olhos o que acontece no HGR, nosso principal foco”, destacou. Os apontamentos serão discutidos entre os membros da comissão.


Para Lenir, além de conhecer os principais gargalos das unidades hospitalares, a Comissão agiu com imparcialidade e reconheceu melhorias em algumas áreas no HGR como na UTI e na aquisição de alguns equipamentos. 

“A urgência é a questão de material. Faltam vários materiais necessários e a população tem comprado. Agora justiça seja feita, atualmente a Secretaria de Saúde faz aquisição dos materiais de forma correta, com licitação e não com emergencial como eram em outras gestões”, pontuou. 

Masamy Eda (PMDB) explicou que todas as partes foram ouvidas, profissionais, gestores e pacientes e todas as demandas serão encaminhadas para um debate em comissão e, posteriormente, caso necessário, em plenário. 

Nenhum comentário: