quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Joaquim Ruiz parabeniza Sesc em Roraima pelo aniversário de instalação

Joaquim Ruiz lembra a passagem dos 70 anos do SESC (Foto Platão Arantes)
Fotos: SupCom ALERR

A celebração dos 70 anos do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Brasil e 28 anos em Roraima, ocorrida na terça-feira (13), foi lembrada pelo deputado Joaquim Ruiz (PTN), em discurso realizado na manhã desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

O seu pronunciamento não foi só para falar sobre o aniversário da instituição, a intenção de Ruiz foi de recordar quem colaborou no processo de chegada do Sesc no Estado e salientou a contribuição do ex-governador do antigo Território de Roraima, Getúlio Cruz, e do ex-governador e atual deputado estadual Flamarion Portela (sem partido).

Na década de 80, Ruiz recebeu o convite para assumir a Secretaria de Promoção Social, transformada posteriormente em Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes). “Fomos ao Rio de Janeiro na Confederação Nacional do Comércio e Confederação Nacional da Indústria. Depois veio uma equipe do SESC para Roraima”, iniciou.

Segundo o parlamentar, havia um prazo de 30 dias para instalação do Sesc no Estado, quando ele decidiu ceder o prédio da secretaria, que funcionava atrás da antiga sede da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), no Centro de Boa Vista. Anos depois o espaço foi doado pelo Governo do Estado, na gestão de Flamarion Portela, e que hoje está em andamento a construção da nova sede administrativa.

E com o passar dos anos a estrutura cresceu e o Sesc passou a ofertar diversos serviços a população e aos comerciantes do Estado. Ruiz destacou as futuras ações da instituição como a Universidade do Comércio, com cursos superiores voltados a área de gastronomia, serviço de terceirização. “O que mais cresce hoje no País é o serviço de terceirização que são fundamentais para o desenvolvimento do turismo e comércio”, disse o parlamentar.

A novidade estará na Serra do Tepequém, localizada no município de Amajarí, a 164 quilômetros de Boa Vista, com o Hotel Sesc Tepequém. “Foi liberado recurso para construção do primeiro teleférico. Você vai deixar o carro lá em baixo e quem não quiser subir a serra de carro, vai de teleférico para Serra do Tepequem”, declarou o deputado durante discurso.


De acordo com Ruiz, em conversa com o presidente do Sesc, Airton Dias, o Sistema “S” emprega mais de 850 colaboradores diretos e mais de 2 mil indiretos e a meta para os próximos quatro anos é aumentar o quantitativo de postos diretos para 1,7 mil.  “Veja a importância dessas instituições privadas no nosso Estado. Eu não esperava estar vivo para presenciar tudo isso que nós fizemos, digo nós fizemos lá na década de 80 e hoje é uma realidade que gera centenas de empregos”, destacou. 

Nenhum comentário: