quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Prudência no trânsito ainda é a principal medida contra acidentes

Semáforo da avenida Carlos Perieira de Melo com rua Baraúna (Divulgação PMBV)
Por Fábio Cavalcante

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) executa diversas ações com a finalidade de minimizar os índices de acidentes em toda a capital. Porém, é preciso que condutores de veículos dirijam sempre com responsabilidade, para acabar definitivamente com a violência no trânsito.

De acordo com o engenheiro de trânsito Edson Goiana, a SMST desenvolve ações permanentes nas ruas e avenidas de Boa Vista, monitorando áreas que necessitam de sinalização viária horizontal e vertical, principalmente os pontos críticos. Esses locais recebem semáforos, faixas de pedestres, placas de sinalização, ações educativas e reforço na fiscalização.

Os investimentos são fundamentais, no entanto, a prudência do condutor é um fator crucial para garantir um trânsito seguro. “Temos ações permanentes de fiscalização e monitoramento do trânsito, com o objetivo de reduzir os acidentes. Visamos garantir uma maior segurança aos usuários e permitindo uma maior fluidez nos deslocamentos. Ou seja, a prefeitura faz a sua parte para com a população. Os acidentes ocorrem, na maioria das vezes, porque o condutor foi imprudente, não respeitando a legislação de trânsito”, disse. 

A avenida Ataíde Teive, por exemplo, é uma das mais movimentadas de Boa Vista, onde circulam cerca de 10.800 veículos no período das 7h às 19h. Por lá, o departamento de Engenharia de Trânsito da SMST substituiu todas as placas de trânsito que estavam danificadas, revitalizou faixas de pedestres, instalou cinco pontos de semáforos, sendo o mais recente no cruzamento com a rua São José, no bairro Equatorial. Mesmo assim, a avenida está em primeiro lugar entre as vias onde mais são registrados acidentes com feridos no trânsito.

Outras vias, onde também foram registrados os maiores índices de acidente nos últimos anos, são a avenida Mário Homem de Melo Centro, Brigadeiro Eduardo Gomes, Princesa Isabel, Estrela Dalva (bairro Raiar do Sol), Sólon Rodrigues Pessoa Pintolândia, Carlos Pereira de Melo e Nazaré Filgueiras. Todas elas vêm recebendo atenção da prefeitura nos últimos anos.

A avenida Princesa Isabel, que é de mão dupla atualmente, deve passar a ter único sentido, o que vai proporcionar maior fluidez e segurança. “Estamos concluindo projeto de mobilidade para essa avenida, com calçadas e ciclovia pra maior segurança ao pedestre e ciclista”, diz Edson.

A Rua Estrela Dalva recebeu ações de melhoria, conforme as necessidades. Depois de um processo de avaliação, a SMST instalou dois semáforos em pontos considerados críticos – no cruzamento com as ruas Brilho Celeste e Sol Nascente, além de pintura de faixas de pedestres e implantação de sinalização vertical. Já na Rua Sólon Rodrigues Pessoa, foi retirado um lado da via destinado a estacionamentos, contribuindo assim com uma maior segurança e conforto no tráfego de veículos.

“Estamos também concluindo o projeto pra a implantação de um semáforo no cruzamento da Rua Sólon Rodrigues com a Rua Carmelo, pois em observação no local, percebemos que as pessoas não têm a consciência do limite de velocidade exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nas vias urbanas, que é de 60 km/h”.

A avenida Carlos Pereira de Melo também recebe um fluxo muito grande de veículos, principalmente após a inauguração dos condomínios residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Cidade Satélite. Entre as 7h e 19h, passam pela via mais de 18 mil veículos todos os dias. Foram instalados semáforos no cruzamento com as avenidas São Sebastião, Ruy Baraúna e Piscicultura. Um quarto trecho é estudado para receber sinalização, no cruzamento com a rua Dedson Mendes, no Caranã.


“Agora, só vamos diminuir essa triste situação de acidentes se houver interesse dos condutores. Como? É simples. Respeitando sempre as sinalizações, ter o respeito mútuo com os demais condutores, dirigir com segurança e principalmente não ingerir bebidas alcoólicas quando for dirigir e não usar aparelho celular. Se todos fizerem sua parte, com certeza, muitas vidas serão salvas e sempre chegarão no seu destino sem interromper o trajeto indo a um pronto socorro ou a óbito”, ressaltou Edson. 

Nenhum comentário: