quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Governo promove I Encontro Estadual de Politicas Indígenas

Ação estabelece diálogo entre Secretaria do Índio e coordenações estaduais dos povos indígenas

Charlene FerrEira

O encontro vai debater a educação, meio ambiente e gestão territorial
Teve início na manhã desta quarta-feira, 14, o I Encontro de Políticas Indígenas, promovido pelo Governo do Estado. Durante três dias será aberto diálogo entre a SEI (Secretaria Estadual do Índio) e coordenações regionais indígenas que estão distribuídas em 32 terras indígenas, que representa 400 comunidades.
O evento iniciou com com ritual de defumação, apresentado pelo grupo cultural Wapichana, da comunidade Canauanin, do município de Cantá, 25 quilômetros de Boa Vista.
No encontro serão debatidos vários pontos como educação, meio ambiente e gestão territorial, economia e segurança alimentar, entre outros. Ao todo, participam do encontro 140 lideranças indígenas juntamente com coordenadorias regionais do Estado, além da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) e Instituto Federal de Roraima.
Na composição da mesa, diversas autoridades estiveram presentes, como secretários estaduais, representante do Consulado da República Cooperativista da Guiana em Roraima e representantes de organizações indígenas.
O secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilzimar Almeida, representando a governadora Suely Campos, destacou que é importante que se tenha essas discussões voltadas às políticas públicas aos povos indígenas e que representam antes de tudo, o respeito e o reconhecimento do nosso governo às diversidades e as culturas de todos os povos e etnias que habitam o Estado.
“Isso representa respeito às formas de organização social e política; representa a consciência do governo quanto à importância que tem os povos indígenas para o nosso Estado, em todos os aspectos: social, cultural, econômico e ambiental”, ressaltou Almeida.
De acordo com secretário Estadual do Índio, Dílson Igaricó, o expectativa do encontro é a de criar estratégicas de acessar e fortalecer políticas públicas por parte das comunidades indígenas e até mesmo Poder Executivo levar essas políticas públicas na área de educação, saúde, gestão territorial e de controle ambiental.

A  cônsul da República Cooperativista da Guiana em Roraima, Shirley Melville destaca que para os povos indígenas não existe fronteiras, por isso a importância da relação existente entre Brasil e Guiana. “Os povos indígenas do Brasil possuem muitas características em comum, assim, criando um ambiente ideal para o aprendizado uns com os outros”, disse.

Nenhum comentário: