terça-feira, 10 de novembro de 2009

Com semáforo, aumenta o numero de acidentes em cruzamento


Um dado curioso citado pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Gerson Chagas (foto), durante sua apresentação foi o que se registrou durante o mês de outubro no mais novo semáforo instalado na cidade, no final da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, confluência com a Avenida Venezuela.

Antes da instalação do sinal luminoso, aquele era um ponto de alto congestionamento em razão da rotatória. No local, formavam-se grandes filas de veículos especialmente nos horários de pico – 7h às 8h, 12h às 13h, 17h30 às 18h30. Mesmo assim, acidentes não eram registrados.

Com a instalação do semáforo, os acidentes começaram a se registrar, a ponto de, no mês de outubro, ter-se mostrado um dos mais críticos, concorrendo com a Avenida Ataíde Teive, que é a maior da Capital e a que registrou maior número de acidentes, especialmente no trecho a partir da Avenida São Sebastião até o seu final, no bairro Jardim Equatorial.

No caso da troca da rotatória pelo sinal luminoso, Chagas enfatiza que deve ser feito um trabalho mais acurado para identificar as razões para tal exacerbação dos acidentes, para que sejam estabelecidas, de imediato, medidas capazes de sanar o problema.

HORÁRIO DAS OCORRÊNCIAS
O serviço de estatística da Polícia Militar identificou também que os acidentes se repetem com maior frequencia nas quintas-feiras. Continuam altos até os domingos, quando entram em rota de descendência, sendo as quartas-feiras os dias de menor incidência.

Outro fator definido diz respeito ao horário das ocorrências. Na parte da manhã, acontecem, mas com frequencia mais baixa, chegando ao pico no horário de meio-dia. A teoria do comandante geral é que nesse horário as pessoas estão saindo do trabalho, com um nível de estresse alto e, por isso, perdem um pouco a atenção ao dirigir.

Os acidentes voltam a se acirrar no período da tarde e à noite, chegando ao pico às 18h, talvez pela mesma razão do que ocorre ao meio-dia. No mês de outubro, dos 331 acidentes de trânsito registrados, 110 ocorreram no período de zero hora às 11h59. Das 12h às 23h59, registraram-se as demais 221 ocorrências.

Nenhum comentário: