O projeto “Segurança Pública – Mutirão pela vida no trânsito em Roraima” foi apresentado na manhã desta quinta-feira (5) à imprensa, durante a segunda reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). A apresentação aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SESP), com a presença do governador José de Anchieta.
Para a execução do projeto, o Governo de Roraima buscou agregar os demais órgãos envolvidos com a problemática, entre eles a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), na pessoa do secretário municipal, tenente-coronel Ronan Marinho.
RETRATO DA SITUAÇÃO
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Gerson Chagas, apresentou em data show um retrato fiel das ocorrências de trânsito (mapa de ocorrências, acima), bem como das demais categorias de infrações registradas durante o mês de outubro/2009, como assaltos, furtos, roubos, lesões corporais, tentativas de homicídio, crimes contra os costumes, entre outras.
Como no momento havia a ênfase nas ocorrências de trânsito, o comandante mostrou mapas com os pontos de conflito, explicitados por tipos de ocorrência: acidentes com vítimas fatais (mortes); com lesões corporais – graves e leves –; e acidentes onde foram registrados apenas danos materiais.
Chagas enfatizou que num universo de 1.009 boletins de ocorrências policiais registrados pela Polícia Militar no período de 1.º a 31 de outubro, 331 foram atinentes ao trânsito, o que representa algo em torno de 33% das ocorrências.
Alguns logradouros são mais preocupantes com relação do trânsito, apresentando um alto número de ocorrências. Um destes é o Centro e parte do bairro São Pedro. Num total de 62 ocorrências registradas, 48 se ativeram a conflitos de trânsito, o que representa algo em torno de 72% das ocorrências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário