Acabo de ler na Folha Online uma boa notícia. O secretário estadual da Saúde, médico Rodolfo Pereira, anuncia que está em estudo uma maneira para conceder antecipadamente diárias de ajuda de custo às pessoas beneficiadas com o TFD (tratamento fora do domicílio).
Essa decisão, se alcançada, será de grande valia. Fazem uso do TFD, quase sempre, pessoas de baixa renda, necessitadas, mesmo. Invariavelmente, não dispõem de recursos próprios para se manterem - tanto o acompanhante como o paciente - no Estado em que passarão pelo tratamento.
É a saúde sendo valorizada da forma como deve ser. Afinal, ela (a saúde) não tem como cliente seres brutos, e sim seres humanos, que merecem todo o apoio e cuidado.
Da mesma forma, seria de bom alvitre que todos os hospitais, Pronto Socorro e postos médicos - estaduais ou municipais - também olhassem para essa questão.
Assim, não faltariam medicamentos básicos nem equipamentos para exames e demais procedimentos médicos.
A população paga por tudo isso. Ao aquirir qualquer produto, um simples quilo de arroz, lá estão embutidos os impostos. São, pois, mais que justos tais cuidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário