O novo espaço moderno e ampliado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Nova Cidade encantou a todos que participaram da solenidade de reinauguração nesta sexta-feira, 4. Estiveram no local, comemorando a reabertura, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, secretários municipais e o Senador da República, Romero Jucá. O momento representa uma nova fase de acolhimento às famílias atendidas no local.
O Centro passou por reforma completa e ampliação. A reforma contemplou a troca dos revestimentos cerâmicos, cobertura e forro, troca das portas e janelas, instalações elétricas e hidráulicas novas, salas climatizadas e construção de passarela de acesso aos espaços. A novidade foi a construção do espaço Multiuso e do Centro de Pais e Filhos.
O Espaço Multiuso será utilizado para as atividades físicas, esportivas, eventos culturais e de lazer. Já o Centro de Pais e Filhos será reservado para atividades com as famílias atendidas pelo Programa Família Que Acolhe (FQA). Esta será uma nova fase que os sete núcleos Cras de Boa Vista irão assumir, juntamente com o FQA, principal programa de atenção à primeira infância.
Durante a solenidade, Teresa Surita ressaltou a alegria e o orgulho do trabalho que está sendo realizado pela prefeitura, agradeceu o apoio do senador Romero em diversos serviços já executados e em andamento na cidade. Teresa destacou ainda que a reforma dos Cras irá melhorar o atendimento social às inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade e risco social em Boa Vista.
“O Nova cidade é um bairro que precisa de muitos equipamentos públicos, esse Cras hoje, todo revitalizado e da forma como será feito o atendimento, com mais conforto e abrangendo um número maior de pessoas é fundamental para a qualidade de vida que queremos oferecer a esta parcela da população”, declarou a prefeita.
A animação da festa de reinauguração ficou por conta da Banda Pai e Filho, composto pelo adolescente participante do Conviver, Jeukson Magalhães, de 15 anos, e seu pai, Edivaldo de Pinho. Os dois estão na estrada há quatro anos, tempo em que o menino faz parte também das atividades do Conviver. O senhor Edivaldo frisou que todos os seus sete filhos fizeram parte de projetos sociais e o momento é de agradecer pelo apoio que o Centro oferece a ele e toda sua família.
“Tenho um grande carisma pela Teresa e seu trabalho a frente da prefeitura. Porque todos os meus filhos passaram pelos projetos que ela criou e desenvolveu na cidade. E agora, o caçula da família está também nesse mesmo caminho”, disse Edivaldo.
A aposentada Anália Cortes, de 74 anos, é uma das mais antigas integrantes do Cabelos de Prata do Cras Nova Cidade. Há 12 anos participando, ela conta que está muito feliz com o centro totalmente reformado, que segundo ela, é a extensão da sua casa. “Essa reforma foi maravilhosa, estava precisando mesmo. Aqui é minha segunda casa, minha família. Gosto de todas as atividades, principalmente da ginástica e do alongamento”, disse a senhora.
Sobre o Cras
A unidade faz o acompanhamento de 2.191 famílias dos bairros Nova Cidade, Raiar do Sol, Bela Vista, Operário, Dr. Airton Rocha e Distrito Industrial. São oferecidos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Conviver), Projeto Cabelos de Prata, Cadastro Único, encaminhamentos para o Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
O objetivo é fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, por meio de ações comunitárias, palestras e campanhas educacionais, além do encaminhamento para programas, projetos e serviços sociais da prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário