quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Senado aprova plebiscito sobre criação do estado de Carajás

O Senado aprovou nessa terça-feira (2), em votação simbólica, um projeto de decreto legislativo que autoriza o Tribunal Regional Eleitoral a realizar plebiscito sobre a criação de um novo estado brasileiro chamado Carajás.

O projeto, que foi encaminhado à Câmara dos Deputados, prevê que o novo estado da região norte seja formado por 38 municípios do sul e sudeste do Pará, cuja população é de 1,4 milhão de habitantes. A votação será realizada seis meses após a publicação do decreto.

Segundo o senador Valter Pereira (PMDB-MS), relator do projeto de autoria de Leomar Quintanilha (PMDB-TO), as grandes distâncias do Pará tornam mais difíceis ações administrativas estaduais, impossibilitando a implantação e o gerenciamento de programas de interiorização e desenvolvimento.

Caso o projeto seja aprovado em plebiscito, Carajás terá Marabá como seu principal centro urbano e sua economia será baseada na agropecuária, extração de madeira e exploração de minério de ferro. O estado também deverá abrigar a represa de Tucuruí e a Serra de Carajás.

(Com Agência Estado)

Nenhum comentário: