terça-feira, 20 de julho de 2010

Colégio Batista Brasileiro é o 1º em redação no Enem

FÁBIO TAKAHASHI (Folha de S.Paulo)

Líder nacional no Enem, o colégio Vértice (SP) foi superado em ao menos uma área: o Batista Brasileiro (14º no ranking geral da capital) foi o melhor colégio paulistano em redação, segundo dados do Ministério da Educação.


Localizado em Perdizes (zona oeste), o Batista Brasileiro tem mensalidade de R$ 1.250. Nas demais quatro áreas (linguagem, matemática, ciências humanas e ciências da natureza), o Vértice (mensalidade de R$ 2.756) obteve a melhor média.

Pela primeira vez, o resultado das escolas foi dividido em cinco áreas. Até então, eram apenas duas provas (objetiva e redação). A Folha analisou os dados detalhados dos colégios da capital.

Além do Batista Brasileiro, outros se destacaram em áreas específicas, como Stockler (24º no ranking geral e nono em língua portuguesa) e Porto Seguro (23º no geral e sétimo em matemática).

AJUDA DOS PAIS

Para o ex-presidente do Inep (instituto do governo responsável pelo Enem) Reynaldo Fernandes, a divulgação das médias dos colégios por área ajuda as famílias a avaliarem as escolas.
"É possível ver se o colégio é mais focado em uma área ou se é mais homogêneo entre as disciplinas. Cada família prefere um perfil", disse.

Fernandes, que desenhou o atual modelo da prova e é docente da USP, diz que o exame não deve ser o único critério para avaliar colégios.

Posição semelhante tem a professora Silvia Colello, da Faculdade de Educação da USP. "O Enem avalia o conteúdo [das disciplinas], mas não mostra o projeto pedagógico, se o colégio tem compromisso social ou se preocupa com a diversidade."

O ideal, diz, é a família conhecer a escola de seu interesse, além de verificar dados do exame de vários anos.
O Batista Brasileiro, o melhor da capital em redação, premia com troféus e brindes os que escrevem as melhores redações e leem mais livros.

Colaborou Ricardo Westin

Nenhum comentário: